Que tal uma pausa para o café?

Persuasão eficiente em vendas: primeiro, domine o básico!
Você é aquele vendedor focado, que está sempre atualizado nas mais modernas técnicas de vendas?
Gosta de aplicar as últimas tecnologias aos seus processos?
Não poupa esforços para oferecer recursos de última geração aos seus clientes e parceiros?
Parabéns, você está no caminho certo para o sucesso!
Mas, hoje vamos falar um pouco da importância de manter algumas velhas práticas comerciais.
Alguns costumes se tornaram inerentes à nossa profissão, são verdadeiras tradições.
O bom e velho cafezinho pode ir muito além de um simples momento de degustação ou distração.
Você sabe a importância de fortalecer o vínculo de confiança com seu cliente?
As decisões de compras costumam considerar critérios que vão além de preço, prazo, garantia, qualidade e provas sociais. A “confiança” tem sido cada vez mais valorizada nos tempos atuais.
Todo vendedor tem uma história pra contar de como “tirou” o pedido das mãos do concorrente graças ao bom relacionamento com seu cliente, mesmo não tendo como oferecer orçamento mais competitivo.
Esta é a verdadeira arte da profissão, a persuasão.
A boa notícia é que esta arte não exige grandes investimentos, treinamentos, tecnologias… é muito mais uma questão de percepção e postura.

Mas onde é melhor focar, em tecnologia ou técnicas tradicionais de vendas?
Da prospecção de um novo cliente até a finalização da primeira venda costuma ser um longo caminho que envolve visitas, contatos por telefone, troca de e-mail, reuniões, apresentações, negociações e estudos diversos.
Os inúmeros recursos tecnológicos que dispomos hoje em dia estão tomando o protagonismo em todas as fazes de um atendimento comercial, facilitando todas as atividades envolvidas na negociação, trazendo agilidade e segurança nos processos decisórios e solucionando as mais diversas necessidades que possam surgir.
Mas todo este dinamismo tecnológico acaba tornando a relação comercial ainda mais fria e automática, afrouxando o elo de confiança que normalmente se forma entre vendedor e comprador durante visitas e reuniões.

Por isso é muito importante aproveitar certos momentos estratégicos para desenvolver uma comunicação mais descontraída, sem, no entanto, perder o caráter profissional.
Você já deve ter percebido que o “momento do cafezinho” é perfeito para isso.
Este velho hábito mundial tornou-se tradição na área comercial, não por acaso.
Um cafezinho quebra o gelo, descontrai e inspira bons assuntos?
Sabemos que oferecer um cafezinho aos cliente não é novidade.
Isso todo mundo faz, desde sempre.
Mas estou falando de oferecer o que seu cliente espera, acompanhado de um café especial. Isso sim é um diferencial poderoso!
Hoje, mais do que nunca, tempo é dinheiro.
Assim, é preciso valorizar cada segundo que um cliente nos concede.
Sabemos também que as negociações estão cada vez mais acirradas, muitas vezes deixando uma tensão indesejada no ar.
Estes são momentos ideais para um “break”, uma rápida descontração capaz de evitar que a conversa tome rumos improdutivos.
Esta breve pausa, entretanto, pode reestabelecer o equilíbrio dos humores ao reunir a atenção dos participantes em torno de um assunto leve, agradável e interessante.

Café é uma paixão mundial. Você sabe o que está oferecendo aos seus parceiros?
Invista em qualidade.
Não corra o risco de servir aquele cafezinho coado há horas, por melhor que seja sua garrafa térmica.
Hoje existem diversas cafeteiras automáticas que oferecem bebidas de boa qualidade com baixo custo.
Mas se você puder oferecer algo diferenciado, único, invista nisso.
Certamente sua “pausa para o café” terá o poder de elevar a imagem de seu atendimento a um outro patamar.
Existem kits para preparo de café gourmet que se adaptam perfeitamente ao escritório e permitem produzir um café especial em poucos minutos.


Use a curiosidade sobre o café a seu favor

Normalmente, quando desfrutamos de algo especial ficamos automaticamente curiosos sobre o que diferencia aquele produto, o que o torna tão único, que curiosidade existem à respeito.
Por isso, após escolher seus equipamentos, pesquisar e selecionar os melhores grãos, definir a melhor forma de preparo é muito justo e pertinente que compartilhe esse conhecimento com seus clientes durante sua apreciação.
Só tome o cuidado de não se esquecer da reunião e acabar realizando uma venda de café!
O mínimo que você precisa saber sobre o café e o mundo comercial
É muito comum durante reuniões de negócios surgir o “momento do café”, que pode acontecer a qualquer instante durante este encontro.
Podemos considerar esta pausa como uma boa oportunidade para desenvolver mais empatia, viabilizar o fechamento de um pedido, firmar um acordo ou aceite de um contrato com nossos clientes, fornecedores ou parceiros.
Mas você sabe algo mais sobre esta bebida – que é a mais consumida no mundo – e como ela pode ajudar nestes momentos?
*Cientes que, apesar disso, nem todos gostam ou podem tomar café, certo?
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína. Em termos de qualidade os tipos de café são definidos como especial, gourmet, superior e tradicional e existem cafés disponíveis em grãos, moídos, solúveis e em cápsulas.
Existem vários métodos para se preparar um café: usando coador de pano ou papel, máquina de café expresso, prensa francesa, cafeteira italiana, cafeteira de cápsulas, etc.
O mais importante é conhecer e experimentar os vários tipos de cafés e métodos para que esta “pausa para o café” seja um momento agradável, principalmente se os envolvidos neste momento tenham um conhecimento mais apurado no assunto e sabemos também que todos gostam de apreciar uma boa bebida, não é mesmo?
Um café moído e preparado no momento em que será servido sempre terá um resultado melhor e mais satisfatório, pois assim será possível manter a pureza, frescor, aroma e sabor da bebida, considerando que ocorre oxidação após a moagem e o café perde algumas de suas características em poucos minutos.
Assim, vale a pena considerar estudar e investir melhor sobre este momento tão comum em ambientes empresariais e corporativos para aproveitar sempre o melhor café e fechar sempre os melhores negócios.
