VIA DIRETA VENDAS

Representante Comercial Especializado em Indústrias e Distribuidores

Vale a pena ser Representante Comercial?

Começou o ano sem emprego?

ViaDiretaVendedor.webp

Veja esta oportunidade de trabalho que está bombando e tende a crescer muito!

Estamos diante de uma oportunidade que pode ser a saída para muitos brasileiros, especialmente aqueles de espírito empreendedor.

Está preparado? Então vamos lá.

Por que estamos sendo assombrados pelo desemprego agora?

woman-1253485_1920

Os últimos tempos estão cheios de “novidades” que cada vez mais impactam e transformam rapidamente o mundo dos negócios, inclusive no âmbito profissional e nas relações trabalhistas.

De repente saímos de uma dinâmica de crescimento e geração de oportunidades e empregos para uma avalanche de demissões e fechamento de postos de trabalho e isso tem assustado a classe trabalhadora em geral, inclusive os profissionais de vendas, já acostumados à realidade desafiadora do ambiente comercial.

As novas mudanças na legislação e nas relações trabalhistas estão desestimulando o investimento e, o que é mais greve, levando ao encerramento das atividades de diversas empresas.

Se antes já convivíamos com as incertezas, oscilações e pressões típicas da nossa profissão, imagina ainda ter que lidar com a sombra do desemprego pairando aqui e ali.

Desistir não é uma opção

Vendedor que é vendedor não desiste, jamais!

Apesar da avalanche diária de decisões e pronunciamentos desastrados que aterrorizam o mercado podemos também afirmar que o país não vai parar e muito menos implodir, pois nós brasileiro somos especialistas na arte da adaptação. A criatividade é uma das nossas armas mais poderosas.

Além disso, nós do mundo de vendas temos a virtude de enxergar oportunidades em todos os lugares.

Mas onde é que está a “oportunidade” num cenário destes?

Calma, vamos falar disso agora.

Toda mudança cria novas necessidades, que exigem novos produtos e serviços, que precisam ser vendidos por alguém.

Assim, para cada empresa que está deixando suas atividades no nosso país um novo empreendedor surgirá para atender a demanda “abandonada”. Da mesma forma, para cada posto de emprego formal cancelado é possível encontrar uma oportunidade mais lucrativa e promissora do que o bom e velho emprego formal.

Qual a saída para um vendedor desempregado?

Esta é a questão que está tirando o sono de todos os profissionais que foram surpreendidos pelo aviso prévio recentemente.

De maneira nenhuma o fim da carteira assinada representa uma ameaça para o profissional de vendas. Se por um lado os impostos e encargos trabalhistas desencorajam cada vez mais o empregador, por outro lado o vendedor só tem a ganhar quando assume as rédeas de sua vida profissional.

Uma boa forma de conquistar esta segurança e liberdade é atuar como representante comercial.

As vantagens são reais e muito atraentes:

– rendimento muito maior e escalável,

– liberdade de escolha da metodologia de trabalho,

– liberdade de horários,

– capacidade de construção de patrimônio: banco de clientes, ferramentas inovadoras de vendas, etc.,

– garantias legais e justas de proteção ao direitos contratuais,

– possibilidade de trabalhar onde quiser, em home-office, viajando ou em escritório próprio,

– liberdade para trabalhar com mais de uma empresa, desde que não sejam concorrentes.

O que é necessário para se tornar um representante de sucesso?

Basicamente o representante comercial precisa seguir os 3 passos a seguir:

– ter uma empresa com CNAE adequado às suas atividades,

– registrar sua empresa no CORE de seu estado,

– ter um contador que faça seu acompanhamento fiscal devidamente.

Certamente ouvir isso pela primeira vez soa como “você terá que pagar muitas taxas, impostos e mensalidades que vão corroer suas comissões” mas é exatamente o contrário.

Só existem vantagens em tornar-se um empreendedor e libertar-se das amarras trabalhistas

À primeira vista os direitos trabalhistas seduzem porque soam como uma proteção para o empregado, para sua família e para seu futuro, mas estamos percebendo rapidamente que não funcionam bem assim.

Na prática essas supostas garantias só servem para transferir grande parte dos rendimentos do funcionário para o estado, para sindicatos e outros órgãos que nunca devolvem o bem conforme prometido.

Para piorar estamos vendo a rápida e autoritária extinção de diversos direitos que até bem pouco tempo eram pilares inabaláveis da nossa sagrada CLT.

Só para ilustrar, um exemplo dramático é a recente alteração legal que dificulta a demissão de tal maneira que só pode ocorrer se for por justa causa. Entre várias outras consequências que não serão analisadas aqui, esta mudança irá impedir que o empregado tenha acesso ao seu FGTS e ao seguro desemprego. Ou seja, alguém irá ganhar muito somente com esta mudança, mas este ganhador não será o empregado e nem o empregador.

Quem seria?

Você tem alguma ideia?

Também não podemos esquecer da grave e real ameaça de falência do nosso sistema previdenciário, que mesmo sofrendo reformas consecutivas tem arrastado nossa tão sonhada e merecida aposentadoria para um futuro cada vez mais longe do nosso alcance.

Já na posição de empreendedor todo este capital deixa de ser drenado compulsoriamente dos vencimentos do trabalhador e passa a ser gerido pelo próprio.

Não são necessários profundos conhecimentos financeiros para perceber que só isso já é uma baita vantagem.

Além disso, é muito provável que uma empresa inicie suas atividades enquadrada como MEI ou Simples Nacional, modalidades que oferecem cargas tributárias realmente vantajosas.

Por que as empresas estão preferindo contratar representantes comerciais?

Num cenário tão instável como este é perfeitamente natural que os empresários busquem alternativas.

O Representante Comercial é exatamente isso, uma alternativa e uma oportunidade.

Do ponto de vista do empregador o representantes autônomos representa:

– redução drástica de custos, uma vez que sua remuneração é proporcional aos seus resultados,

– uma relação profissional livre e protegida das garras vorazes do governo,

– um parceiro mais motivado e focado em resultados,

– aumento real e consistente no faturamento,

– ter a imagem de sua empresa promovida e valorizada por um profissional qualificado e especializado em vendas,

– drástica redução nos custos totais da equipe de vendas da empresa.

Será que a profissão de representante comercial é para você?

Provavelmente a característica natural mais marcante do vendedor é a capacidade de lidar com desafios de forma positiva e lucrativa.

O vendedor é empreendedor por natureza.

Além da vocação para vendas é necessário um perfil minimamente organizado e focado em resultados, pois seus rendimentos irão crescer mais rapidamente se esses elementos estiverem presentes no seu dia-a-dia.

Algumas pessoas nascem com um talento especial para vendas, têm um perfil envolvente e um raciocínio afiado para a persuasão, parecem vender tudo o tempo todo com a maior naturalidade do mundo.

Mas também é verdade que qualquer um pode tornar-se um campeão de vendas somente entendendo as técnicas mais tradicionais do ramo e aplicando-as no seu dia-a-dia.

A boa notícia é que o sucesso em vendas depende muito mais de foco e consistência do que qualquer outra coisa.

O maior patrimônio do vendedor

De todo o patrimônio que um representante comercial pode acumular o item mais valioso certamente é sua carteira de clientes. Esta é sua galinha dos ovos de ouro.

Convém dedicar atenção especial a este ponto, pois um banco de dados formado por clientes ativos e qualificados “abre portas” para parceria junto às melhores marcas para se representar.

No outro lado da balança estão as empresas representadas. Esta escolha deve ser feita com critérios, dando preferência a empresas de perfil sério, cumpridoras de prazos e compromissos para com o cliente e com o representante.

As grandes marcas ajudam a vender mas nem sempre oferecem os contratos mais lucrativos. Isso deve ser levado em consideração antes de escolher o melhor parceiro.

O equilíbrio entre estas duas forças (clientes e representadas) irá garantir resultados sólidos e crescentes.

Gosta do tema?

Quer acompanhar nossos artigos futuros?


Inscreva-se em nossa newsletter para receber gratuitamente nossos estudos e publicações.

Newsletter
Vale a pena ser Representante Comercial?
Rolar para o topo